Capacitação de professores
profissão de educador.
“Concluir o Magistério ou a licenciatura é
apenas uma das etapas do longo processo de
capacitação que não pode ser interrompido enquanto houver jovens querendo “aprender”. Conforme o educador português
Antonio Nóvoa.
Ser professor hoje
envolve múltiplas competências que, na sua grande parte, são desenvolvidas no
dia a dia da sala de aula. Inúmeras vezes nos deparamos com situações problema
que nos parecem difíceis ou impossíveis de serem solucionadas, porém,
necessitam de uma posição rápida e eficiente.
A ideia de
competência profissional implica simultaneamente autonomia e responsabilidade,
uma vez que a sua atividade profissional é de natureza pública.
O trabalho do
professor visa ao desenvolvimento dos alunos como pessoas, nas suas múltiplas
capacidades e não apenas à transmissão de conhecimentos, isso implica em um
contínuo processo de capacitação.
Atividades como comer,
locomover-se, ir ao banheiro, muitas vezes exigem cuidados especiais e um
profissional capacitado para atuar com crianças com necessidades especiais dentro
do contexto escolar. Devido às necessidades específicas de alguns alunos
que precisam de ajuda no dia a dia, a formação desses profissionais, geralmente
com ensino médio, faz toda a diferença no acolhimento, no desenvolvimento
escolar, nas relações sociais, no desempenho funcional, nas atividades de
autocuidado, auxiliando da melhor maneira possível como um mediador entre as
capacidades remanescentes de cada aluno e as exigências de cada atividade que
precisará desempenhar no cotidiano escolar, favorecendo assim um processo de
inclusão de qualidade.
A Declaração de
Salamanca parte do pressuposto que:
“As escolas regulares
com a orientação para a educação inclusiva, são o meio mais eficaz no combate
das atitudes discriminatórias, propiciando condições para o desenvolvimento de
comunidades integradas, base de construção da sociedade inclusiva e obtenção de
uma real educação para todos”.
Os aspectos mais
relevantes da Declaração de Salamanca são os seguintes:
- cada criança tem
direito à Educação,
-cada criança tem
características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem
singulares,
- os serviços
educacionais tem que levar em conta as características e necessidades diversas
das crianças no acesso às escolas comuns,
- as escolas regulares
com um “ethos” (forma de atuação) orientado para a educação inclusiva são um
dos meios mais efetivos no combate das atitudes discriminatórias e na efetiva
implantação de comunidades para a aceitação e integração das crianças na
escola.
De uma maneira geral,
estes aspectos são basicamente os mesmos que devem ser levados em conta no trabalho
com os demais alunos.
Está preparado?
Maria José da Silva
Moraes
Coordenadora pedagógica
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