sábado, 2 de janeiro de 2016

Capacitação de professores

Capacitação de professores  

 
Manter-se atualizado sobre as novas metodologias  de ensino e desenvolver práticas pedagógicas mais  eficientes são alguns dos principais desafios da
profissão de educador. “Concluir o Magistério ou a licenciatura é apenas uma das etapas do longo processo de capacitação que não pode ser  interrompido enquanto houver jovens querendo  “aprender”. Conforme o educador português
 Antonio Nóvoa.

Ser professor hoje envolve múltiplas competências que, na sua grande parte, são desenvolvidas no dia a dia da sala de aula. Inúmeras vezes nos deparamos com situações problema que nos parecem difíceis ou impossíveis de serem solucionadas, porém, necessitam de uma posição rápida e eficiente.

A ideia de competência profissional implica simultaneamente autonomia e responsabilidade, uma vez que a sua atividade profissional é de natureza pública.

O trabalho do professor visa ao desenvolvimento dos alunos como pessoas, nas suas múltiplas capacidades e não apenas à transmissão de conhecimentos, isso implica em um contínuo processo de capacitação.

Atividades como comer, locomover-se, ir ao banheiro, muitas vezes exigem cuidados especiais e um profissional capacitado para atuar com crianças com necessidades especiais dentro do contexto escolar. Devido às necessidades específicas de alguns alunos que precisam de ajuda no dia a dia, a formação desses profissionais, geralmente com ensino médio, faz toda a diferença no acolhimento, no desenvolvimento escolar, nas relações sociais, no desempenho funcional, nas atividades de autocuidado, auxiliando da melhor maneira possível como um mediador entre as capacidades remanescentes de cada aluno e as exigências de cada atividade que precisará desempenhar no cotidiano escolar, favorecendo assim um processo de inclusão de qualidade.

A Declaração de Salamanca parte do pressuposto que:
“As escolas regulares com a orientação para a educação inclusiva, são o meio mais eficaz no combate das atitudes discriminatórias, propiciando condições para o desenvolvimento de comunidades integradas, base de construção da sociedade inclusiva e obtenção de uma real educação para todos”.

Os aspectos mais relevantes da Declaração de Salamanca são os seguintes:
- cada criança tem direito à Educação,
-cada criança tem características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem singulares,
- os serviços educacionais tem que levar em conta as características e necessidades diversas das crianças no acesso às escolas comuns,
- as escolas regulares com um “ethos” (forma de atuação) orientado para a educação inclusiva são um dos meios mais efetivos no combate das atitudes discriminatórias e na efetiva implantação de comunidades para a aceitação e integração das crianças na escola.

De uma maneira geral, estes aspectos são basicamente os mesmos que devem ser levados em conta no trabalho com os demais alunos.

Está preparado?


Maria José da Silva Moraes
Coordenadora pedagógica



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