O planejamento a favor da heterogeneidade
Hoje quero conversar um pouco sobre planejamento.
Para que seja eficiente e resulte em um trabalho a favor do
desenvolvimento da aprendizagem é preciso que se tenha um olhar direcionado
para as necessidades do aluno e as expectativas de aprendizagem para a faixa
etária.
Quando avaliamos, devemos levar em conta duas observações:
-o que o aluno sabe?
- o que ele precisa aprender?
O planejamento precisa ser feito a partir da necessidade da turma e de
cada aluno particularmente, o diagnóstico realizado no início do ano dá ao
professor a visão desta necessidade, no decorrer das atividades as necessidades
individuais vão se tornando visíveis.
Tem como característica a flexibilidade. É tarefa do professor ajustar o
trabalho proposto á realidade do aluno, levando em conta que o mesmo deve ter
um caráter de avanço cognitivo, proporcionando desafios possíveis de serem
realizados, dentro do seu potencial naquele momento.
As expectativas de aprendizagem de acordo com a faixa etária estão impressas
no Projeto Político Pedagógico da escola, porém estes devem ser ajustados de
acordo com o diagnóstico da sala e de cada aluno na hora do planejamento.
Os ajustes se fazem necessários para promover o avanço de todos da sala,
isso não significa que todos alcançarão todas as expectativas, significa que
avançarão nos seus conhecimentos a cada intervenção pedagógica.
O ponto de partida para o planejamento no primeiro semestre deve ser o
diagnóstico inicial e no segundo semestre o registro individual, apresentado
aos pais, onde estão impressos avanços e conquistas do aluno.
Organizar momentos de agrupamentos produtivos onde quem sabe mais
auxilia seus pares é uma estratégia de grande ajuda ao professor.
Dentre as várias tarefas do professor está “compreender a
heterogeneidade e atuar sobre ela”
Nem pensar...
Maria José da Silva Moraes
Coordenadora Pedagógica
Objetiva treinamentos e cursos
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