segunda-feira, 6 de junho de 2016

Revelando conquistas


Resolvi compartilhar este texto por acreditar na sua utilidade para vários professores.

Um dia desses recebi um telefonema de uma professora recém-formada e titular de uma sala de aula que iria fazer seu primeiro relatório de encerramento de semestre.

A questão dela era a seguinte:
-O que é importante colocar em um relatório que será apresentado para os pais?
-Como abordar as questões de relacionamento, comportamento e interação professor/aluno?
- Quais verbos devem ser utilizados no relatório para que um não seja a cópia do outro?

A primeira coisa a considerar é que o relatório é uma avaliação do processo ensino-aprendizagem, neste processo há uma via de mão dupla, ao mesmo tempo em que o professor avalia o desempenho do aluno, avalia também, o seu desempenho. É um engano acreditar que neste documento estão sendo registradas apenas as impressões sobre o aluno.

Neste sentido, deve-se registrar:
- o que o aluno sabia (diagnóstico)
-encaminhamentos realizados pelo professor (intervenções pedagógicas focadas no resultado do diagnóstico)
-o que ele aprendeu (avanços e conquistas)
-o que ele precisa aprender (expectativas de aprendizagem para o próximo semestre)

Os registros devem ser impessoais, devem se restringir aos acontecimentos, análise da situação levando em conta os desafios da faixa etária.

As crianças estão em um grupo social com pessoas que tem os mesmos anseios, as mesmas necessidades e reagem de maneira diferente a cada desafio proposto, tal e qual no mundo adulto temos os mais pacientes e os mais ansiosos, os mais agitados e os mais calmos, os mais rebeldes e os mais obedientes, porém, cabe ao professor (adulto) na relação, mediar todas essas situações sem colocar as crianças na posição de “criança difícil”, pois é na troca entre seus pares que vão aprender a se relacionar.

A escola e a família tem a função de educar as crianças, cada um no seu papel, a escola oferece conhecimentos e convívio social, a família ensina valores, porém, vale lembrar também, cada família tem sua cultura e seus valores, que estes precisam ser valorizados e respeitados e não desmerecê-los.
  
E aqui também vale o registro das suas conquistas frente ao que se espera para a faixa etária, os problemas com as famílias e crianças devem ser relatados em livro de ocorrência não em relatório de aluno, no relatório só são válidos seus avanços e dificuldades.

Para que um relatório não seja a cópia do outro é necessário que o professor tenha um olhar individualizado para cada aluno, observando as especificidades, como todos estão na mesma faixa etária e atendendo as mesmas expectativas nem tudo será diferenciado.

Espero ter ajudado.


Maria José da Silva Moraes
Orientadora Pedagógica
Objetiva Soluções Pedagógicas










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